Home
Estudos e Artigos
Links
Fale Conosco
Matérias na Imprensa

GESTEL - MATÉRIA PARANÁ ONLINE

Recordes de votos nulos para Senado confirma estudo de professor.

Matéria de Melissa Berconsi - 08/10/2002

O professor Luiz Carlos Carmona anunciou o problema antes que ele acontecesse: segundo ele, o modo como o mecanismo de voto para o Senado foi configurado implicaria, necessariamente, em um número brutal de votos nulos. Tudo porque, como a foto do primeiro senador não desaparecia da tela depois de confirmado o voto, o eleitor poderia achar que teria que votar de novo no mesmo candidato para que a foto desaparecesse da tela, como nas outras votações.
No Paraná foram computados 800 mil votos em branco e um milhão de votos nulos - praticamente o mesmo número de votos que elegeu o candidato Flavio Arns, do PT, para a segunda cadeira no Senado.
O argumento do TSE para a forma de votação é de que a foto fica na tela para que o eleitor não se esqueça de que já votou num determinado candidato. O professor Carmona contesta o argumento, e diz que o Tribunal deveria ter se preocupado, também, com a divulgação da "receita" para votar ao Senado. Carmona deve terminar um estudo sobre o primeiro turno das eleições esta semana e enviá-lo para o TSE. O primeiro estudo - que foi apresentado em matéria da CBN-CURITIBA dias antes da eleição - já havia sido enviado pelo professor ao TSE.

Paraná Online: www.paranaonline.com.br


Voltar

Direitos do Autor - Copyright : (2011)